APRESENTAÇÃO
Fundadora do consultório CompletaMente e do Programa de Intervenção em Contexto Escolar, Patrícia Rebelo tem trabalhado afincadamente para que o trabalho realizado no consultório CompletaMente seja sempre de qualidade superior.
Iniciou a sua formação no ISPA, terminou o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica em 2009. Durante o período de formação procurou ter várias experiências profissionais para além do estágio do curso. Por isso auto propôs-se noutros estágios, passou assim pela Pediatria do Hospital Santa Maria, Hospital Júlio de Matos, Intervenção Precoce de Lisboa, Escolas do Bairro Social Padre Cruz, Associação QE entre outros.
A sua experiência em acompanhamentos psicológicos e psicoterapia foi vasta tendo passado por Escolas Públicas, Privadas, IPSS e Clínicas Privadas.
Tem uma pós-graduação em Psicologia Clínica e Neuropsicologia e tem formação em Psicoterapia Psicodinâmica da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
No início da sua carreia teve o desafio de ser professora do Ensino profissional e de turmas CEF.
É supervisora de estágios profissionais e da Ordem dos psicólogos.
É Membro efetivo da ordem dos psicólogos. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.
As suas áreas de intervenção abrangem bebés, crianças, adolescentes e adultos. Sendo especialista com crianças com perturbações emocionais graves (Espetro do Autismo, Ansiedade de Separação, Hiperatividade entre outras).
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nº 012163.
RESUMO CURRICULAR
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
APRESENTAÇÃO
A Dra. Joana Pereira possui Mestrado Integrado em Psicóloga Clínica, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), e é Pós-graduada em Psicopatologia da Criança e do Adolescente, pelo Instituto CRIAP.
Desde 2014 que tem acompanhado crianças e adolescentes nas áreas do aconselhamento e avaliação psicológica em consultório privado e em contexto escolar. Esteve ainda envolvida no desenvolvimento e implementação de um programa de competências socio-emocionais com crianças entre os 12 meses e os 5 anos. Em 2017 começou a intervir com adultos.
No seu trabalho enquanto Psicóloga Clínica segue uma abordagem psicodinâmica e procura adequar a sua intervenção às características de cada pessoa que acompanha. Move-se pela ideia de que não há problemas insuperáveis ou casos perdidos e sem solução, acreditando na importância de redescobrir e desenvolver recursos internos e externos.
As suas áreas de interesse são a avaliação psicológica, despiste de dislexia, psicoterapia de apoio, aconselhamento parental, intervenção na crise e doença crónica.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nº 016579.
RESUMO CURRICULAR
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
APRESENTAÇÃO
A Dr.ª Marta Macário fez a licenciatura e mestrado no ISPA, vindo a terminar o último em 2009. Desenvolveu alguns projetos dentro da área, numa IPSS (nomeadamente com crianças acolhidas em CAT) e em 2013 iniciou o estágio profissional para a OPP, na APAV. Aí, integrou a equipa de apoio à vítima migrante, tendo um papel fundamental na terapia de apoio, aconselhamento e encaminhamento destes utentes. Manteve funções enquanto Técnica de Apoio à Vítima até fevereiro de 2015, ano em que se vinculou à CERCISA, enquanto Técnica de CRI, o que lhe permitiu ganhar maior experiência em problemáticas do foro emocional, atrasos do desenvolvimento e cognitivo, perturbações relacionadas com a Hiperatividade, Dificuldades Específicas da Aprendizagem e do comportamento.
No trabalho com adultos, desenvolveu as suas competências essencialmente no que concerne aos padrões de relacionamento, violência doméstica, superação de vivências traumáticas, Depressão e Ansiedade generalizada.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nº 018699.
RESUMO CURRICULAR
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
*Realiza consultas em Inglês/ English speaker
APRESENTAÇÃO
A Dr.ª Catarina Ramalho concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde em 2015 na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Desenvolve o seu trabalho como psicóloga clínica desde 2015, em particular junto de crianças e jovens. Coordenou e implementou projetos na área da intervenção social, onde se dedicou à promoção do bem-estar de famílias em contextos socioeconómicos vulneráveis. Neste contexto, realizou acompanhamentos psicológicos e implementou programas de desenvolvimento de competências pessoais e emocionais.
Desde 2016 que exerce funções de psicóloga no projeto Autismo|EPE, onde desenvolve sessões de equitação psicoeducacional com crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com uma Perturbação do Espectro do Autismo.
É também docente no instituto CRIAP, na Especialização Avançada em Terapias Assistidas por Animais: da Psicologia à Psicoterapia, e foi responsável pela implementação da disciplina Atividades Equestres na Universidade Sénior da Junta de Freguesia de Campolide onde desenvolveu sessões de terapia assistida por animais com idosos.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nº 23140.
RESUMO CURRICULAR
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
A Dr.ª Rita Fontinha é licenciada em Psicologia Clinica pelo Instituto Piaget – ISEIT em 2009 com mestrado integrado na área da Psicologia Clinica e Saúde. Fez estágio profissional para OPP no Hospital Júlio de Matos onde integrou vários grupos de apoio em diversas patologias do foro mental.
É apaixonada pelo mundo da saúde e tudo o que envolve a área da saúde mental. A Dr.ª Rita Fontinha acredita na superação, na mudança e na resiliência de cada pessoa.
As suas áreas de interesse são a avaliação psicológica, a psicoterapia de apoio, e a área de risco e perigo com crianças e jovens. Está a especializar-se na área da violência como técnica de apoio à vitima e na área dinâmica para o apoio psicoterapêutico.
Tem vindo a desenvolver a sua experiência na área de risco e perigo com crianças e jovens, estando em articulação com o agrupamento de escolas e entidades que possam contribuir para a prevenção do risco.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nº 013623.
É natural dos Açores e tirou a sua licenciatura e Mestrado em Psicologia Clínica na Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, encontra-se a tirar uma especialização em Psicoterapia Psicanalítica na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Desde sempre que tem o desejo e curiosidade de acompanhar o outro no seu processo de autodescoberta, no desenvolvimento das suas potencialidades e libertação do sofrimento psíquico.
O seu percurso profissional passou pelo contexto escolar onde desenvolveu competências ao nível da avaliação psicológica, orientação vocacional e aconselhamento parental, e pela área psicossocial, onde trabalhou com famílias refugiadas implementando diversos programas de promoção de competências socioemocionais. Na sua prática clínica, intervém com adolescentes e adultos com diversas problemáticas.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nº 026454.
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
A Dra. Cátia Silva possui mestrado integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, pelo ISEIT – Instituto Piaget de Viseu.
Desde 2014 presta acompanhamento psicológico individual, efetiva a avaliação e o apoio psicológico, assim como a reabilitação e estimulação cognitiva, promovendo a saúde mental e o bem-estar.
Participou na Rede Social de Lisboa visando o combate ao isolamento social, articulando com entidades parceiras em projeto da comunidade.
Acompanhou crianças institucionalizadas na Santa Casa da Misericórdia de Lamego, elaborando planos de intervenção, avaliação psicológica e desenvolvimento psicoafectivo.
No seu percurso profissional, segue a abordagem cognitivo-comportamental baseando-se na compreensão dos acontecimentos e os comportamentos provenientes. Introduz posteriormente a psicologia psicodinâmica no seu trabalho, enfatizando a análise nos processos emocionais.
Trabalhou 5 anos na Associação de Apoio e Segurança Psico-Social em programas de reabilitação psicossocial para adultos com moderado e reduzido grau de incapacidade por doença mental grave.
Em 2022 prestou serviços no Coração Amarelo, combatendo a solidão e isolamento social no público sénior.
A Drª Cátia Silva é portadora da cédula Profissional nº 020508, emitida pela Ordem dos Psicólogos de Portugal (OPP).
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nº 020508.
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
O Dr. João Carvalho possui a Licenciatura em Psicologia, variante Psicologia Clínica e do Aconselhamento pela ULHT (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) em Lisboa. Estagiou no Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital de Santa Maria em Lisboa. Frequentou a ação de formação na CSL (Clínica de Saúde de Lisboa) em Iniciação à Prática Clínica em Psicologia e Avaliação Psicológica. Desenvolve o seu trabalho como Psicólogo Clínico desde 2010, passando a sua intervenção, apoio psicológico e aconselhamento essencialmente por adolescentes e adultos. É responsável pela gestão e prestação de serviços de Psicologia Clínica no seu projeto a título individual.
As suas principais áreas de foco na Psicologia Clínica são: a ansiedade, depressão, auto-estima, personalidade e padrões disfuncionais de personalidade.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nº 13245.
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
A Drª Ana Rita Lopes concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) de Lisboa. Realizou o estágio curricular no Consultório CompletaMente, tendo feito acompanhamento e avaliação psicológica com crianças.
Sempre preponderou um grande interesse no trabalho com crianças, acreditando ser essencial apoiar as mesmas no sentido de caminhar para um desenvolvimento saudável e equilibrado, onde através de uma intervenção precoce é possível incidir e antecipar possíveis fragilidades. No entanto, este interesse estende-se também para as mais diversas faixas etárias e problemáticas, onde o desejo de compreender, acolher e reduzir o sofrimento do outro é a base para criar um lugar-comum onde é possível olhar para a pessoa no seu todo, com fragilidades e potencialidades.
Vê na relação terapêutica um espaço seguro onde é possível pensar e sentir, num caminho conjunto, marcado pela empatia, respeito e ausência de julgamento.
Identifica-se com a abordagem Psicodinâmica pela possibilidade de mergulhar na profundidade do outro; pela forma como respeita a subjetividade de cada um; pela possibilidade de reformular e reparar; e pela forma como não reduz o outro apenas a sintomas.
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nº 132990.
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
Realizou a sua formação no ISPA, onde obtive o grau de mestre em psicologia clínica. O seu estágio curricular foi realizado no Hospital de Cascais, onde esteve ligada à intervenção e avaliação psicológica com crianças e com adultos.
Posteriormente, concretizou o estágio profissional na fundação Afid Diferença, estando inserida numa equipa multidisciplinar no Centro de Recursos para a Inclusão (CRI). Realizou acompanhamento e avaliação psicológica a crianças e adolescentes em contexto escolar, onde esteve ligada a temáticas como: perturbações do desenvolvimento, questões emocionais, dificuldades relacionais, problemáticas do âmbito escolar, conflitos familiares, entre outros.
Continuou a desenvolver a sua minha prática profissional enquanto Psicóloga Clínica na Fundação Afid. Posteriormente começou a trabalhar a título particular com adultos, e desde 2023 que faz parte da NUPIC- Núcleo de Psicologia e Intervenção Comunitária.
Atualmente, realiza consultas a crianças, adolescentes e adultos. Na área infantil, tem particular interesse em temas como o brincar, jogo e o desenho. Na intervenção com adolescentes e adultos, tem interesse pelas problemáticas de foro emocional.
Na sua prática clínica valoriza bastante a relação terapêutica, o respeito e a empatia, que considera serem valores imprescindíveis para a intervenção. Assim, ter a possibilidade de ajudar o outro na sua compreensão é algo que a cativa bastante.
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nº 27240.
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
Licenciou-se em Psicologia Clínica na Universidade Lusófona em 2002. É Terapeuta Familiar formado pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar desde 2016. Iniciou o seu caminho como estagiário de Psicologia na APAV e posteriormente trabalhou no Lar Residencial – Casa dos Rapazes, onde desenvolveu um trabalho muito importante junto dos jovens. Participou, por convite do Dr. Rodolfo de Albuquerque (psiquiatra), num projeto de investigação do hospital de Santa Maria, que visou estudar a Depressão Pós-Acidente Vascular Cerebral
Tem uma vasta experiência na Psicoterapia Individual e no trabalho de terapia familiar e de casal, em várias instituições, como por exemplo a Casa da Estrela do Mar.
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nº 1874.
A Dr.ª Olga Correia é licenciada em Psicologia da Educação e do Desenvolvimentos pelo Instituto Jean Piaget. Possui formações complementares nas áreas de orientação vocacional, intervenção psicopedagógica nas tarefas de desenvolvimentais da infância e em comportamentos disruptivos em contexto escola.
Actualmente dedica-se à avaliação e intervenção em crianças do ensino básico com problemas de comportamento e/ou de aprendizagem e ao acompanhamento/orientação do percurso escolar dos jovens.
Paralelamente a esse trabalha também como psicóloga educacional na APPDA – Associação Portuguesa de Perturbações do desenvolvimento e Autismo onde trabalha com crianças do 1º e 2º ciclo com PEA (perturbações do espetro do autismo) nas unidades de ensino e implementa planos individuais de trabalho.
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
APRESENTAÇÃO
A Dr.ª Ana Vieira é licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz. É especialista em Perturbações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem.
Tem uma vasta experiência no rastreio, avaliação e acompanhamento em Terapia da
Fala de crianças e adultos.
Para além da sua vasta experiência na área infantil, é também especialista na intervenção em patologia neurológica em idosos com alteração da linguagem e deglutição.
As suas áreas de interesse são a intervenção em perturbações de articulação, linguagem, voz, defluência e alterações de processamento auditivo.
Portadora da Cédula Profissional nº C-043055184, emitida pelo Ministério da Saúde.
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz.
Experiência na área infantil (rastreio, avaliação e acompanhamento em Terapia da Fala), com crianças em idade pré-escolar e escolar, com perturbações da linguagem (oral e escrita), fala, motricidade orofacial, voz e perturbações da comunicação, nomeadamente crianças com PEA, multideficiência e atrasos globais do desenvolvimento.
Experiência em Unidades de Multideficiência e Unidade de Ensino estruturado, em agrupamentos de escolas.
Interesse na área da Comunicação Aumentativa e Alternativa, perturbações da linguagem, perturbações da articulação verbal, perturbações leitura/escrita, alterações do processamento auditivo central e motricidade orofacial.
Portadora da Cédula Profissional nº C-040520188, emitida pelo Ministério da Saúde.
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão e Pós-Graduada em Intervenção Precoce pelo Instituto Superior de Educação e Ciências.
Experiência profissional no rastreio, avaliação e intervenção das perturbações da comunicação, linguagem e fala em idades pediátricas.
Atualmente integra o Serviço de Reabilitação Pediátrica e Desenvolvimento do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Alcoitão.
Tem atuado profissionalmente em clínicas, em contexto escolar (creche, jardins-de-infância e escolas de 1º ciclo) e em I.P.S.S. Integrou equipas multidisclipinares na APPACDM de Lisboa, no Centro de Desenvolvimento Infantil – DIFERENÇAS e em Centro de Recursos para a Inclusão – Cercisa.
Portadora da Cédula Profissional Nº C-019938187, emitida pelo Ministério da Saúde.
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e pós-graduada em Motricidade Orofacial pela Associação Central de Psicologia.
Experiência na área do desenvolvimento infantil, com crianças em idade pré-escolar e escolar e com dificuldades nas áreas da linguagem (oral e escrita), comunicação e fala.
Desde 2014 que realiza rastreios, avaliação e intervenção em diferentes contextos: clínicas, estabelecimentos escolares e domicílios.
Realizou diversas formações que permitiram aumentar os conhecimentos nas diversas áreas de intervenção.
Portadora da Cédula Profissional Nº C-045909172 emitida pelo Ministério da Saúde.
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal desde 2012.
Colaborou com a APPACDM de Setúbal em contexto de Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) e Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI), onde reforçou a sua experiência profissional ao nível da avaliação e intervenção com crianças em idade pré-escolar e escolar, com dificuldades nas áreas da Linguagem oral, Linguagem escrita, Articulação verbal oral, Motricidade Orofacial e Comunicação.
As áreas onde mais atua atualmente e pelas quais desenvolveu maior interesse são as Perturbações da Leitura e Escrita, Perturbações da Linguagem, Perturbações dos Sons da Fala e Perturbações da Comunicação
Portadora da Cédula Profissional Nº C-041684184 emitida pelo Ministério da Saúde.
Disponível para consultas através de Acordos com Estabelecimentos de Ensino.
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.
Desde cedo que percebeu que tinha uma vocação para lidar com crianças e jovens, sabendo que a sua felicidade passaria por trabalhar com esta faixa etária, razão pela qual iniciou o seu trajeto profissional a atuar em contexto escolar. Neste sentido, tem vindo a desenvolver a sua experiência profissional na área infantil, ao nível da avaliação e intervenção, com crianças em idade pré-escolar e escolar, com dificuldades na área da comunicação verbal e não-verbal, fala, fluência, linguagem oral e/ou escrita, motricidade orofacial e voz.
Ao longo dos anos tem vindo a especializar-se e a realizar formações nas áreas da comunicação, fala e linguagem, descobrindo assim uma paixão pelas Perturbações do Neurodesenvolvimento.
Portadora da Cédula Profissional Nº C-048379174 emitida pelo Ministério da Saúde.
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
A Dr.ª Ana Maria Loureiro licenciou-se em Reabilitação Psicomotora pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, aprofundando os seus estudos no Mestrado em Psicomotricidade com vertente na Saúde Mental da Universidade de Évora. Durante o seu percurso académico teve a oportunidade de atuar nas áreas da multideficiência, trabalhando com a população adulta, assim como em contexto escolar. Estagiou na Unidade de Pedopsiquiatria do Hospital Garcia de Orta, onde esteve ligada à avaliação e intervenção psicomotora com crianças e adolescentes, em contexto individual e grupal. Atualmente faz parte da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Lisboa, onde está incluída numa equipa multidisciplinar no Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), estando envolvida diretamente com perturbações do neurodesenvolvimento, dos quais se destacam a Perturbação do Espetro do Autismo, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e atrasos globais do desenvolvimento psicomotor.
As suas áreas de interesse centram-se na intervenção com crianças e adolescentes, utilizando diferentes metodologias conhecidas na área da psicomotricidade como a atividade lúdica, mediadores artístico-expressivos, técnicas de relaxação, entre outros.
Sócia n.º 1595 da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.
Disponível para consultas através de Acordos, Protocolos e Seguros de Saúde.
Licenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz em 2013.
Acompanhamento de utentes em contexto de clínica privada, ginásio e farmácia. Tem atuado sobretudo na área do Emagrecimento, Síndrome Metabólica (Diabetes, Hipertensão, Dislipidemia), Saúde da Mulher (SOP, Endometriose, Menopausa) e ainda na prática de exercício físico. Defende uma abordagem holística da Nutrição, na qual cada pessoa deve ser vista de forma individualizada com todas as suas particularidades e necessidades específicas.
O Coaching Nutricional é também um pilar essencial nos seus acompanhamentos nutricionais, é uma ferramenta de auxílio na mudança de hábitos e na superação dos desafios associados.
Portadora da Cédula Profissional n.º 2720N emitida pela Ordem dos Nutricionistas.
Disponível para consultas através de Acordos e Protocolos.
A Dr.ª Filipa Dias licenciou-se em 2010 em Ciências da Nutrição no Instituto Superior Egas Moniz, e considera que não existem dietas, mas sim a adoção de bons hábitos alimentares que devem ser colocados em prática no nosso dia a dia e ao longo de toda a vida!
Cada vez mais a Nutrição assume uma importância maior no nosso quotidiano.
Uma alimentação cuidada, variada e ajustada a cada pessoa é uma fonte de energia que nos ajuda no dia-a-dia, sendo fundamental ao bom funcionamento do organismo, auxiliando na prevenção e tratamento de diversas doenças.
O seu percurso profissional iniciou-se em ambiente hospitalar, tendo passado depois por clínicas, ginásios e centros de estética.
Áreas de intervenção:
Portadora da Cédula Profissional nº 1526N emitida pela Ordem dos Nutricionistas.
Disponível para consultas através de Acordos e Protocolos.
Mestre em Musicoterapia pela Universidade Lusíada de Lisboa, em 2022. Estagiou no Centro de Desenvolvimento da criança Professor Torrado da Silva (CDC), pertencente ao Hospital Garcia de Orta. Tem experiência na área infantil, com crianças em idade pré-escolar, adolescentes, e também com idosos institucionalizados.
Disponível para consultas através de Acordos com Estabelecimentos de Ensino.
N.º Registo Estabelecimento na E.R.S. : E125252
Todos os direitos reservados | CompletaMente - Saúde & Educação Unipessoal lda.