Blog Post

5 Mitos sobre criatividade

  • Por CompletaMente
  • 31 out., 2022

Texto por Ana Ribeiro professora de Artes Visuais, designer de comunicação e autora do projeto Um Artista aí em Casa.

CRIATIVIDADE - uma palavra que recentemente parece ter invadido as nossas conversas quer se fale de educação, de inovação profissional ou desafios pessoais. Mas afinal, o que é isso de criatividade?

Vou partir da definição de Sir Ken Robinson - “A Criatividade é o processo de ter ideias originais que tragam valor.” - reforçando a ideia de processo (nunca a criatividade é um ato único e isolado) e de valor (não basta ter uma ideia original, para que seja criativa esta ideia deverá acrescentar algo, solucionar um problema, resolver um desafio.

A criatividade tornou-se uma palavra comum mas continua envolta em mitos que não ajudam a perceber a importância que tem esta competência nas nossas vidas. Vamos olhar para eles.

1º mito. "Criatividade é o mesmo que Imaginação"

A imaginação é a capacidade de formar imagens mentais, representações internas que normalmente são visuais. Imagina que…. e as imagens começam a formar-se na nossa cabeça. Dizemos que alguém tem imaginação fértil quando é rico na criação destas imagens mentais.

A criatividade é o processo de ter ideias originais que acrescentem algo.

A criatividade faz normalmente uso da imaginação, mas vai mais além pois imagina com vista a uma solução inovadora. Pessoas criativas tendem a ter grande imaginação.

E a utilizar imagens mentais como uma das ferramentas para criar. Nem todas as pessoas com grande imaginação são criativas. A imaginação pode ser um simples acto de fantasiar. A criatividade resolve desafios concretos de forma original.

A Criatividade é o mesmo que imaginação?

Não. A criatividade utiliza a imaginação (criação de imagens mentais) como uma ferramenta ao serviço da criação de algo útil.

2º mito. "Criatividade é o mesmo que Originalidade"

Algo original é algo que ainda não foi feito, inventado. É algo que não é copiado.

A criatividade é o processo de ter ideias originais, soluções novas. Mas para serem verdadeiramente criativas não basta serem diferentes, devem acrescentar algo, trazer algum valor à novidade. A criatividade é sempre original mas algo pode ser original, diferente, sem ser criativo. Uma solução pode ser original e descabida, não solucionando de forma criativa um problema. Uma pessoa pode ser original por ser diferente da norma sem ser necessariamente criativa.

A Criatividade é o mesmo que Originalidade?

Não. A criatividade é a criação de algo original, mas não basta ser original, terá de trazer valor.


3º mito. "A Criatividade é fruto da inspiração"

A criatividade é um processo, não um momento único de inspiração. As ideias originais não nascem do nada, não caem do céu. A criatividade é fruto de trabalho, de um caminho em que experimentamos, arriscamos, erramos e porque nos permitimos falhar continuamos até chegar a alguma ideia original que traga valor. Nesse caminho há muito que nos inspira, que absorvemos e deixamos que nos influencie no processo de ter ideias originais.

A ideia do génio, do artista que cria por inspiração vem da antiga Grécia em que os poetas eram considerados profetas com uma ligação direta aos deuses que os inspiravam através das suas musas.

A Criatividade é fruto da inspiração?

Não, é fruto de trabalho. Mas quanto mais e melhores fontes de inspiração tivermos maior é a probabilidade de sermos criativos.


4º mito. A Criatividade é uma característica exclusiva das artes.

A Criatividade não é do domínio das artes nem uma característica exclusiva dos artistas. É uma característica dos seres humanos, aplicável às diferentes áreas em que se movem. Soluções originais e de valor existem tanto nas artes como nas ciências. Einstein não foi menos criativo que Picasso. Steve Jobs não foi menos criativo que Dali.

Uma pessoa criativa será sempre alguém mais capaz de dar resposta a um mundo em mudança, às adversidades da vida, ao inesperado. Um adulto criativo é aquele que tem a flexibilidade mental suficiente para se adaptar e encontrar soluções originais, de valor seja para um grande desafio profissional seja numa área pessoal. Um adulto criativo é o que mantém a capacidade de arriscar, de brincar. Um adulto criativo não tem medo do erro nem do sucesso.

A Criatividade é uma característica exclusiva das artes?

Não, é uma característica do ser humano e serve para dar resposta a um mundo que está em constante mudança.

5º mito. "A criatividade nasce com algumas pessoas"

Genericamente não há uns privilegiados que nascem criativos e uns coitados que não nascem com este gene. Todas as crianças têm um enorme potencial criativo. E muitos adultos perdem esta competência ao longo da vida.

Porque é uma criança potencialmente criativa? Porque tem uma capacidade incrível de imaginar e não tem problemas em arriscar e contrariar aquilo que é a nossa lógica funcional e racional. Porque deixam tantas pessoas de ser criativas? Em parte porque o modelo de escola que temos penaliza o erro e desvaloriza a experimentação. Crescemos aprendendo a pensar todos da mesma maneira. Deixamos de utilizar a imaginação, deixamos de nos desafiar e tornamo-nos em adultos pouco criativos.

A criatividade nasce com algumas pessoas?

Não, todas as crianças nascem com um enorme potencial criativo. Cabe-nos alimentá-lo para que se mantenham adultos criativos.


Este artigo faz parte do Volume 7 da Revista CompletaMente, leia a versão online aqui.
Share by: